Odontologia ABC



Gestantes

Odontologia para gestantes

Durante o período de gestação, ocorrem uma série de alterações no organismo da gestante que podem levar ao aparecimento de problemas dentários e gengivais. entre essas alterações, temos: Maior consumo de doces, tendo como conseqüência uma maior tendência ao aparecimento de cárie e gengivite; Aumento da acidez na boca; A gestante passa a se alimentar com maior freqüência; Diminuição nos cuidados com a higienização bucal, principalmente antes e depois do parto, quando a atenção da mãe está mais voltada para a saúde do bebê.

A gestante pode receber tratamento odontológico?

Obviamente que sim. Em qualquer idade gestacional, ela poderá ser atendida, embora o segundo trimestre (entre o 4º e o 6º mês) seja o momento mais oportuno, porque, nessa fase, ela se encontra num período de maior estabilidade. No 1º trimestre deve-se evitar o uso de medicamentos, pois o bebê ainda está se formando, e no 3º trimestre a mãe está numa maior ansiedade devido a aproximação do parto.

Existem riscos quanto à anestesia local?

Não existe desde que o dentista conheça o efeito dos anestésicos e as alterações que ocorrem durante a gravidez. As gestantes podem apresentar uma elevação da pressão arterial e isso deve ser levado em conta. O dentista, juntamente com o ginecologista, deverá escolher o anestésico apropriado.

A gestante pode ser radiografada pelo dentista?

Pode. No primeiro trimestre (período da embriogênese), as radiografias devem ser evitadas. No caso de tomadas radiográficas serem imprescindíveis, o avental de chumbo deverá ser utilizado em qualquer fase gestacional.

As gengivas se inflamam mais?

A gravidez também não causa inflamação na gengiva. Apesar de haver uma maior vascularização do periodonto, a gravidez só afeta área inflamadas e, não, a gengiva sadia. Mais uma vez: é a presença da placa bacteriana é que causa a gengivite.

Existem cuidados especiais para higiene bucal?

Os cuidados são os mesmos de uma mulher não-grávida: limpeza diária dos dentes com uso adequado da escova e o fio/fita dental. A qualidade dessa limpeza é mais importante do que sua freqüência.

Quando os dentes do bebê começam a se formar?

Os dentes decíduos começam a se formar a partir da 6ª semana e os dentes permanentes, a partir do 5º mês de vida intra-uterina. Dessa forma, condições desfavoráveis durante a gestação (Ex.: uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais, etc.) podem trazer problemas nos dentes em fase de formação e mineralização.

Telefone: (11) 4123-0022 | Endereço: Rua Rio Branco, nº 451, Centro São Bernardo do Campo - SP | www.odontoabc.com.br Facebook Twitter Linked Canal no Youtube